Conheça Prudentópolis Paraná

Se você ainda não conhece Prudentópolis, não sabe o que está perdendo. Com 30 mil habitantes na cidade e mais 25 mil na zona rural, o povo ainda tem hábitos antigos e tradicionais, típico de cidadezinhas do interior. O município está localizado na região central do Paraná, no caminho entre Curitiba a Foz do Iguaçu.

Prudentópolis é conhecida como a “Terra das Cachoeiras Gigantes” e também como a “Maior Colônia de Ucranianos no Brasil”, um lugar com muitas belezas naturais e culturais, onde você poderá visitar museus, lindas igrejas de rito ucraniano, provar as deliciosas comidas típicas, mas pode também sentir a emoção e a energia das incríveis quedas da água, passando por trilhas ecológicas e praticando esportes de aventura em contato direto com a natureza.

A pousada está localizada em área de proteção ambiental, em propriedade particular, num ambiente cercado de natureza exuberante na margem do maior cânion da região. Riachos, rios, cachoeiras, muitas trilhas ecológicas em paisagens de tirar o fôlego... Bem vindos ao mundo do Sete!

História de Prudentópolis

Em fins do século XIX a região era terras de Firmo Mendes de Queiroz, descendente de bandeirantes Paulistas, doou duas terras para a construção de uma capela em homenagem a São João Batista. No ano de 1896 foram atraídas para a região 1.500 famílias ucranianas, totalizando oito mil imigrantes. Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuários e industriais. O município formou-se em 1906, sob o nome de Prudentópolis em homenagem ao presidente Prudente de Morais. A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.

A região de onde vieram estes ucranianos é a Галичина/Galícia, que já foi autônoma e também já pertenceu ao Império Austro-Húngaro, à Polônia e à própria Ucrânia. A nova geografia, que coloca o território predominantemente na atual Ucrânia, foi desenhada após o fim da Primeira Grande Guerra Mundial.

Os poloneses de Prudentópolis, e os poucos "alemães" (austríacos) são oriundos da Galícia. Esta região foi também povoada por judeus, poloneses, alemães e austríacos, etc. Sua capital é Lemberg (em alemão), também chamada Львів/Lviv (ucraniano) ou Lwów (polonês).

Prudentópolis tem uma localidade que se chama Nova Galícia, exatamente em homenagem a esta origem.

Algumas imagens

  

  

Turismo em Prudentópolis

Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí; ele nasce no encontro do rio dos Patos com o rio São João. O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do estado do Paraná. A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka e a Noite Ucraniana. Além de tantas maravilhas, essa terra é também considerada a "Capital do Mel", por seu manancial na comercialização do produto. Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região. Também se destaca pela produção de um dos mais famosos salames, conhecido como "Krakóvia" que tem um sabor inigualável.

Salame Cracóvia - Carne Suína

O Salame de origem Polonesa, da cidade de Cracovia, trata-se de um salame especial, preparado com carnes de pernil e paleta suina, selecionadas, com reduzido teor de gordura. Com sabor inconfundível, tem em sua condimentação: sal, pimenta, especiarias e ervas aromáticas. Depois de condimentado, descansa em câmara fria própria, por mais de 24 horas. Depois de embutido é levado aos defumadores feitos de tijolos, com fogo a lenha, e é artesanalmente pré cozido em temperatura controlada, uma delícia!

*Fonte (História e Turismo) wikipedia